quarta-feira, 14 de maio de 2014

Preservação ambiental : compromisso com a natureza

Texto 1 
Compromisso com a natureza
 conservação é a utilização de recursos, alocação e proteção. Seu foco principal é sobre a manutenção da saúde, do mundo natural. O foco secundário é em materiais de conservação que são considerados importantes para proteger o mundo natural. Aqueles que seguem a ética de conservação e, principalmente, aqueles que defendem ou trabalham para atingir metas de conservação são chamados conservacionistas.
Os seres humanos usam os recursos fornecidos pela natureza. Os avanços científicos permitiram que os seres humanos pudessem aproveitar esses recursos da natureza para o seu bem estar.
Por exemplo, os seres humanos fizeram o uso da água e do carvão para produzir eletricidade, que por sua vez, ajuda-nos a fornecer calor e luz para nossas casas.

No passado recente, os seres humanos começaram descaradamente a poluir o meio ambiente. As tendências atuais indicam também que os seres humanos estão consumindo recursos sem dar tempo à natureza para repor-los. Isto é o que está a criar problemas.


Texto 2 
Preservação com o meio ambiente 
A questão da preservação e da conservação ambiental ganhou destaque no Brasil a partir da decada de 1970 com o surgimento de pequenos grupos que apontavam a necessidade de incluir o tema do meio ambiente nas discussões da sociedade. Na década seguinte, com a redemocratização do Brasil, cresce o número de organizações não governamentais 
ambientalistas e surgem novas propostas de preservação do meio ambiente. Algumas se transformam em políticas públicas, dando contornos mais definidos à legislação ambiental brasileira.


Texto 3 
Preservação ambiental 
Preservar o meio ambiente vai muito mais além de questões naturais ou de sustentabilidade. A ação de preservar está diretamente ligada ao compromisso social, com a saúde e com a educação.
É um engano comum acharmos que para preservar o meio ambiente devemos ser responsáveis por florestas, realizando seu reflorestamento ou algo assim. Na realidade, atitudes simples não só preservam o meio ambiente em que estamos inseridos, como também contribuem efetivamente para a qualidade de vida  e a transformação social de pessoas, que subsistem do “lixo” que descartamos.
A coleta seletiva  é um dos meios mais simples, eficientes e eficazes para que cada um faça sua parte para nos conseguirmos fazer uma grande diferença no nosso meio ambiente. Imagine que a reciclagem de uma única lata de refrigerante, representa uma economia de energia equivalente a três horas de uma televisão ligada; o reaproveitamento de lata rende US$ 30 milhões por ano e uma lata pode resistir, em média, cem anos sob a ação do tempo. E o mais importante, a criação de empregos: estima-se que, ao reciclar, sejam criados cinco vezes mais empregos do que na produção de materiais e dez vezes mais empregos do que na coleta e destinação final de lixo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário